O saber a gente aprende com os mestres e com os livros. A sabedoria se aprende é coma vida e com os humildes.
Cora Coralina

quinta-feira, 6 de março de 2014

RODA DE CONVERSA


A roda de conversa é um momento onde a criança tem a oportunidade de expressar seus pensamentos de maneira informal, mas em se tratando de crianças pequenas torna-se uma atividade fundamental para ampliar sua competência comunicativa. Requer intencionalidade educativa, planejamento e reflexão constante.
É importante que o professor esteja atento a fala das crianças, para ser mediador e participante, atribuindo sentido as mesmas.
É necessário ressaltar que a ausência de uma lógica formal do modo de raciocinar da criança não se constitui em obstáculo para o diálogo com ela. O professor deve ter um real interesse por sua fala atribuindo-lhe sentido comunicativo desde as mais simples enunciações.

Objetivos da Roda de Conversa.

Ampliar a competência comunicativa criando possibilidades no plano verbal, oportunizando que a criança seja capaz de:

- Ser autora de seus pensamentos.
- Narrar suas experiências vividas ou imaginadas.
- Fazer uso da linguagem por prazer.
- Interagir com o outro, construindo sua objetividade.
- Coordenar diferentes pontos de vista, manifestando ideias e opiniões.
- Relacionar novos conhecimentos com suas vivências e conhecimentos anteriores.
- Aprender ouvir o outro.
- Ampliar sua oralidade.


Orientações Didáticas

O professor deve:

- Atribuir intenção comunicativa a fala da criança, ajudando a explicitar suas ideias, tornando-as compreensivas.
- Planejar a roda de conversa com intencionalidade educativa, através de assuntos contextualizados, propondo temas interessantes, assegurando a naturalidade de fala e escuta.
- Deixar espaço e tempo para as crianças coordenarem pontos de vista diferentes e criar condições de se expressar, sendo autora de suas falas.
- Validar os discursos elaborados na conversa, valorizando o que a criança contou, propondo ganchos de conversa, estimulando o grupo a continuar o assunto.
- Conhecer e respeitar as características do discurso narrativo da criança, considerando o pensamento sincrético.
- Permitir que as crianças fiquem a vontade com relação e solicitação postural.
- Saber que, assim como uma conversa dentro das práticas sociais reais, os interlocutores mudam a temática rapidamente, na sala de aula o assunto também é alterado, considerando as conexões que as crianças estabelecem e a participação do grupo.
- Ajudar a criança a construir seu discurso por meio de perguntas que auxiliam a costurar uma conversa duradoura como: “ O que você viu?”, “Como ela era?”, etc.
- Ter clareza que a roda de conversa não tem como objetivo passar conceitos, dar conselhos ou lições de moral.
- Ser flexivo em relação ao tempo, pois a roda deve durar enquanto houver interesse das crianças.

Dicas

Como iniciar a roda de conversa:

- O professor pode aproveitar os assuntos dos projetos de natureza e sociedade, artes, etc., para conversar.
- Acontecimentos no bairro, na cidade, notícias e textos que gerem interesse por parte das crianças devem ter espaço na roda de conversa.
- Levar objetos como, por exemplo; uma sacola escura onde as crianças coloquem as mãos e tenham que falar sobre as características do que tem lá dentro para que o grupo descubra.
- Levar objetos, figuras, fotografias como recurso para iniciar uma conversa. A professora pode elaborar perguntas que levem as crianças a participarem da conversa.
- Propor alguns temas como: medo, brincadeiras ou brinquedos que mais gostam, coisas gostosas de comer, bichos de estimação, programas de televisão, qual seu passeio preferido ou você acredita em: bruxa, lobisomem, fantasma, etc.
- Socializar e alimentar assuntos que as crianças trazem de casa.
- Discutir e organizar a vida em grupo.
- Socializar conhecimentos tais como: como aprendeu a se vestir sozinho, fechar a mochila, etc.

A roda pode ser iniciada pela professora ou pelas crianças.
http://gestaoescolar.abril.com.br

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