O saber a gente aprende com os mestres e com os livros. A sabedoria se aprende é coma vida e com os humildes.
Cora Coralina

domingo, 2 de março de 2014

PLANEJAMENTO 2014


imagens Google
O planejamento é um momento importante e imprescindível no inicio do ano letivo, pois permite que os membros da escola reflitam sobre: a avaliação das ações do ano anterior, ponderando as que tiveram impacto positivo nas aprendizagens dos alunos; revisão das ações que necessitam de ajustes, planejamento de novas ações com meta definidas a curto e longo prazo, baseado nos diagnósticos realizados no inicio de 2014.
Os dias de planejamento são de fundamental importância para análise dos resultados alcançados, para organização do trabalho a ser desenvolvido e a definição de prioridade. È importante que essas discussões tenham continuidade nos encontros da equipe pedagógica nas aulas de Trabalho Pedagógico Coletivo, que precisam ser potencializados por meio do estabelecimento de grupos colaborativos.
Um dos objetivos do planejamento é refletir sobre os resultados da aprendizagem dos alunos no ano anterior para que a equipe identifique a verdadeira situação do alunado e também se a metodologia, a didática e os procedimentos utilizados em sala de aula foram adequados. Assim, a partir das reflexões, novas ações podem ser propostas, considerando também o diagnóstico realizado, no início do ano de 2014, análise dos indicadores de desempenho da escola em avaliações.
Adicionar legenda



De acordo com as observações e diagnósticos realizados no inicio do ano letivo de 2014, reflita:

1.       Qual é o quadro atual da escola?


2.       Qual é o quadro atual da minha sala?


3.      Baseado em que você avaliou os seus alunos?


4.      Você conhece quais são as expectativas de aprendizagem dos alunos que você recebeu neste ano?


5.      E quais são as expectativas de aprendizagem para os alunos com quem você está atuando?


6.      Das expectativas estabelecidas por lei para sua turma, o que foi mais difícil para você trabalhar?


7.      Como fazer para ir da atual realidade para a meta desejada?




8.      Plenária



Plano de Ação


Em qualquer ano/série da Educação, o professor precisa ter dois conhecimentos fundamentais para elaborar o planejamento das atividades de aprendizagem. São eles:
1-       Conhecer muito bem quais são as expectativas de aprendizagem de cada ano/série;
2-       Conhecer os saberes de sua turma e de cada criança nos diferentes conteúdos.

AÇÕES para as necessidades de aprendizagens detectadas no processo de AVALIAÇÕES:


Atender as necessidades de aprendizagens dos alunos ( expectativas para cada ano);

a)     Planejar conteúdos que apresentam dificuldades ( atividades diversificadas);

b)     Pesquisar, aprofundar e compartilhar sobre conteúdos e Didáticas em que os professores demanda mais necessidade ( estudos em HTPC/HPAC);

c)      Ter conhecimentos prévios dos recursos a serem utilizados nas aulas planejados (vídeos, CDs, DVDs, materiais pedagógicos etc.);

d)     Prever atividades de recuperação contínua após diagnósticos bimestrais;

e)     Identificar e relacionar quantos e quais alunos não atingiram as expectativas de aprendizagem no bimestre ( mapeamentos);

f)       Direcionar os  momentos de leitura (empréstimos de livros, malas para leitura)


g)     Analisar projetos que deram certo no ano anterior, verificando a possibilidade de continuidade e implantação de novos projetos (relacionar os realizados e sugestões para o projeto institucional);

h)     Prever a elaboração e ou adoção de instrumentos de acompanhamento da progressão da aprendizagem dos alunos ( ex; portfólio, caderno de registro , fichas ...etc. ).


Nenhum comentário :

Postar um comentário