O saber a gente aprende com os mestres e com os livros. A sabedoria se aprende é coma vida e com os humildes.
Cora Coralina

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Análise do texto Rei Sapo (2) – Irmãos Grimm

1- Fazer a leitura compartilhada do texto, coletivamente.
2- Questões para que o texto fosse melhor compreendido.Essas questões são para identificar os nós e possibilitar, através de outras questões que as crianças avancem a compreensão.
As boas questões são as que levam:
estabelecer ações entre fatos;
entender a ordem dos acontecimentos;
entender as relações de causalidade;
fazer inferência (conclusão) menos ou mais elaboradas;
perceber as características das personagens pelas suas atitudes
3- Fazer uma lista. Palavras que indicam progressão temporal no texto: quando, era uma vez, certa vez, tempos atrás, mas quando, enquanto isso, de repente, agora, depois que, no dia seguinte, naquela hora, mas quando, então...
A palavra “quando” indica progressão no texto quando: agrega um novo fato, modifica uma situação e é acompanhada geralmente de verbos no pretérito perfeito. Pode acontecer, mas é mais raro, do verbo estar no pretérito imperfeito.
O “quando” não indica progressão no texto quando está descrevendo uma situação, indicando habitualidade (fatos não pontuais, que se repetem) e o verbo aparece no pretérito imperfeito.
4- Analisar o texto observando os todos os recursos lingüísticos utilizados pelo autor para deixar o texto bem escrito.
01-uso do aposto que temporaliza a narrativa;
02- utilização de figuras de linguagem ( hipérbole, prosopopéia, metáfora);
03- uso do diminutivo;
04-inversão da ordem canônica das frases;
05-detalhamento das ações e descrições;
06- utilização da 2ª pessoa do singular, o tu, no discurso direto;
07- dupla adjetivação; deixa o texto mais bonito
08- adjetivos propostos aos adjetivos;
09- trechos explicativos ou repetição de palavras para dar idéia de intensidade;
10- uso de elementos de substituição variados;
11- intercalação de narração nas falas.

 5- Pensando em possibilidades de planejamento para reescrita do conto considerando:
·         Levantamento dos episódios.
·         Palavras usadas para se referir à princesa.
·         Palavras usadas para se referir ao sapo.
·         Palavras usadas para se referir ao rei.
·         Marcadores utilizados para marcar a progressão do texto.

É importante fazer todos esses levantamentos, porém um tipo de levantamento em cada texto. Propor a análise em dias diferentes. Destacar acontecimentos imprescindíveis, aqueles que não podem ser deixados de lado, porque são necessários a compreensão do texto.
Quando se faz a apreciação de textos, há de se levar em conta que está é uma ação subjetiva, depende do olhar de quem vê, porém é necessário que alguns recursos lingüísticos sejam apontados. Apreciar um texto é um procedimento que se aprende na ação, com a modelização de um parceiro mais experiente. Esse procedimento se aprende na escola.

Formação: Ler e Escrever

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