O saber a gente aprende com os mestres e com os livros. A sabedoria se aprende é coma vida e com os humildes.
Cora Coralina

domingo, 29 de setembro de 2013

Planejamento de situação de escrita de final de texto

Em grupos:

Parte 1:

a)      Leiam o trecho do texto: “A árvore que dava dinheiro”- “Histórias de Pedro Malasartes” e levantem que possíveis questões de precisam ser discutidas com os alunos para garantir a compreensão deste trecho.
b)      Levantem os principais aspectos do texto até onde foi interrompido que precisam ser garantidos na produção de um final para ele.
c)      Socialização

 Parte 2:

       a)      Planejem o conteúdo temático, ou seja, possíveis finais que poderiam ser escritos para o texto.
b)      Façam uma planificação da produção de um final escolhido em pelo seu grupo.
c)      Reescrevam o final para o texto.
d)      Socialização e discussão das produções. 

Parte 3:

a)      O que foi considerado para planejar, planificar e reescrever o texto?
b)      Que critérios foram utilizados pelo grupo para revisar o que foi produzido?
c)      Como realizaram esta revisão?

                            Trecho do texto: A árvore que dava dinheiro
 
Histórias de Pedro Malasartes
Vendo-se apertado com a falta de dinheiro e não querendo ter arenga com o dono da pensão, Malasartes saiu bem cedo naquela manhã, para ganhar a vida. Arranjou com o vendedor de mel de jataí um bocado de cera; trocou na mercearia de Seu Joaquim a única nota de dinheiro que lhe sobrara, por algumas de moedas de vintém e caiu na estrada. Caminhou por obra de uma légua ou mais, quando avistou uma árvore na beira da estrada. Chegando ao pé da árvore, parou e pôs-se a pregar os vinténs à folhagem com a cera que arranjara.
Não demorou muito, deu de aparecer na estrada um boiadeiro que vinha tocando uns boizinhos para vender na vila. E como já ia levantando um solão esparramado, a cera ia derretendo e fazendo cair às moedas. Malasartes, fazendo festas, as apanhava. O boiadeiro acercou-se, curioso, perguntou-lhe o que fazia, e Malasartes explicou:
 _________________________________________________________________
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
                                                                        Conteudo trabalhado na Formação do Ler e Escrever

Nenhum comentário :

Postar um comentário