O saber a gente aprende com os mestres e com os livros. A sabedoria se aprende é coma vida e com os humildes.
Cora Coralina

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Dicas de alfabetização


Questões norteadoras para o professor refletir antes, durante e depois de

 cada proposição de atividade.

 
Atividades
O que o professor precisa fazer
O que o aluno precisa saber
O que o aluno precisa fazer
Variação da atividade
 
 
 
 
 
 
Adivinhas
 
Para alunos que não sabem ler convencionalmente
 
- planejar a atividade;
- sondagem para saber a realidade da sala de aula;
- fazer agrupamentos produtivos;
- explicar como começa um adivinhas;
- fazer
 levantamento dos adivinhas;
- saber adequar a atividade para alunos silábicos alfabéticos;
- saber intervir de maneira correta.
 
 
- saber ouvir o professor;
- saber que tipo de atividade ele vai desenvolver;
- conhecer os adivinhas;
-saber as respostas;
- saber objetivo da atividade.
 
 
 
- ouvir a leitura do professor;
- associar o falado ao escrito;
- localizar a resposta correta;
- justificar sua escolha
( mesmo acertando a resposta);
 
Para os alfabéticos
 
- pedir que escrevam o adivinha.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Parlendas
 
- fazer a escolha adequada da
 parlenda ;
- fazer a memorização coletiva
( individualmente)
da parlenda;
- formar agrupamentos produtivos;
- intervir nas duplas;
- informar sobre a atividade e o papel de cada um na dupla;
- dar uma folha para cada dupla;
- oferecer o alfabeto móvel, para os alunos com dificuldade na escrita.
 
 
 
- ter a parlenda de memória;
- saber as regras para trabalhar em duplas.
 
- ouvir o que o professor solicita;
- refletir sobre o sistema de escrita;
- confrontar as hipóteses quando um dos integrantes da dupla, achar que se escreve com uma letra e o outro achar que é com outra.
 
 Para os alfabéticos
 
 -solicitar que
escrevam a parlenda com o nº exato de letras, para assim refletirem sobre o sistema de escrita
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Cruzadinha
 
- informar os alunos sobre a atividade a ser desenvolvida;
- saber explorar a cruzadinha com os alunos;
- explicar sobre a banca.
 
-saber as regras da cruzadinha (não pode deixar nenhum quadradinho em branco);
- associar a figura a palavra;
- o conhecimento do valor sonoro das letras (um dos alunos da dupla);
- quais pistas para descobrir o nome a escrever.
 
 
- colocar em jogo tudo o que sabem/aprenderam.
 
Para os alfabéticos
 
- ler a pergunta para colocar as respostas;
 
Observação:
- A cruzadinha é boa para os silábicos com ou sem valor;
- o desenho serve acionar as estratégias;

Nenhum comentário :

Postar um comentário