A
roda de conversa é um momento onde a criança tem a oportunidade de expressar
seus pensamentos de maneira informal, mas em se tratando de crianças pequenas
torna-se uma atividade fundamental para ampliar sua competência comunicativa.
Requer intencionalidade educativa, planejamento e reflexão constante.
É
importante que o professor esteja atento a fala das crianças, para ser mediador
e participante, atribuindo sentido as mesmas.
É
necessário ressaltar que a ausência de uma lógica formal do modo de raciocinar
da criança não se constitui em obstáculo para o diálogo com ela. O professor
deve ter um real interesse por sua fala atribuindo-lhe sentido comunicativo
desde as mais simples enunciações.
Objetivos
da Roda de Conversa.
Ampliar
a competência comunicativa criando possibilidades no plano verbal,
oportunizando que a criança seja capaz de:
- Ser
autora de seus pensamentos.
- Narrar
suas experiências vividas ou imaginadas.
- Fazer
uso da linguagem por prazer.
- Interagir
com o outro, construindo sua objetividade.
- Aprender
ouvir o outro.
- Ampliar
sua oralidade.
Orientações
Didáticas
O
professor deve:
- Atribuir
intenção comunicativa a fala da criança, ajudando a explicitar suas ideias,
tornando-as compreensivas.
- Planejar
a roda de conversa com intencionalidade educativa, através de assuntos
contextualizados, propondo temas interessantes, assegurando a naturalidade de
fala e escuta.
- Deixar
espaço e tempo para as crianças coordenarem pontos de vista diferentes e criar
condições de se expressar, sendo autora de suas falas.
- Validar
os discursos elaborados na conversa, valorizando o que a criança contou,
propondo ganchos de conversa, estimulando o grupo a continuar o assunto.
- Conhecer
e respeitar as características do discurso narrativo da criança, considerando o
pensamento sincrético.
- Permitir
que as crianças fiquem a vontade com relação e solicitação postural.
- Saber
que, assim como uma conversa dentro das práticas sociais reais, os
interlocutores mudam a temática rapidamente, na sala de aula o assunto também é
alterado, considerando as conexões que as crianças estabelecem e a participação
do grupo.
- Ajudar
a criança a construir seu discurso por meio de perguntas que auxiliam a
costurar uma conversa duradoura como: “ O que você viu?”, “Como ela era?”, etc.
- Ter
clareza que a roda de conversa não tem como objetivo passar conceitos, dar
conselhos ou lições de moral.
- Ser
flexivo em relação ao tempo, pois a roda deve durar enquanto houver interesse
das crianças.
Dicas
Como
iniciar a roda de conversa:
- O
professor pode aproveitar os assuntos dos projetos de natureza e sociedade,
artes, etc., para conversar.
- Acontecimentos
no bairro, na cidade, notícias e textos que gerem interesse por parte das
crianças devem ter espaço na roda de conversa.
- Levar
objetos como, por exemplo; uma sacola escura onde as crianças coloquem as mãos
e tenham que falar sobre as características do que tem lá dentro para que o
grupo descubra.
- Levar
objetos, figuras, fotografias como recurso para iniciar uma conversa. A
professora pode elaborar perguntas que levem as crianças a participarem da
conversa.
- Propor
alguns temas como: medo, brincadeiras ou brinquedos que mais gostam, coisas
gostosas de comer, bichos de estimação, programas de televisão, qual seu
passeio preferido ou você acredita em: bruxa, lobisomem, fantasma, etc.
- Socializar
e alimentar assuntos que as crianças trazem de casa.
- Discutir
e organizar a vida em grupo.
- Socializar
conhecimentos tais como: como aprendeu a se vestir sozinho, fechar a mochila,
etc.
A roda pode ser iniciada pela professora ou pelas
crianças.
http://gestaoescolar.abril.com.br
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