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O planejamento
é um momento importante e imprescindível no inicio do ano letivo, pois
permite que os membros da escola reflitam sobre: a avaliação das ações do ano
anterior, ponderando as que tiveram impacto positivo nas aprendizagens dos
alunos; revisão das ações que necessitam de ajustes, planejamento de novas
ações com meta definidas a curto e longo prazo, baseado nos diagnósticos
realizados no inicio de 2014.
Os dias de planejamento são de
fundamental importância para análise dos resultados alcançados, para
organização do trabalho a ser desenvolvido e a definição de prioridade. È
importante que essas discussões tenham continuidade nos encontros da equipe
pedagógica nas aulas de Trabalho Pedagógico Coletivo, que precisam ser potencializados
por meio do estabelecimento de grupos colaborativos.
Um dos objetivos do planejamento é refletir sobre
os resultados da aprendizagem dos alunos no ano anterior para que a equipe
identifique a verdadeira situação do alunado e também se a metodologia, a
didática e os procedimentos utilizados em sala de aula foram adequados. Assim,
a partir das reflexões, novas ações podem ser propostas, considerando também o
diagnóstico realizado, no início do ano de 2014, análise dos indicadores de
desempenho da escola em avaliações.
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De acordo com as observações e diagnósticos realizados
no inicio do ano letivo de 2014, reflita:
1.
Qual é o quadro atual da
escola?
2.
Qual é o quadro atual da
minha sala?
3.
Baseado em que você
avaliou os seus alunos?
4.
Você conhece quais são as
expectativas de aprendizagem dos alunos que você recebeu neste ano?
5.
E quais são as
expectativas de aprendizagem para os alunos com quem você está atuando?
6.
Das expectativas
estabelecidas por lei para sua turma, o que foi mais difícil para você
trabalhar?
7.
Como fazer para ir da
atual realidade para a meta desejada?
8. Plenária
Plano de Ação
Em qualquer ano/série da Educação, o
professor precisa ter dois conhecimentos fundamentais para elaborar o
planejamento das atividades de aprendizagem. São eles:
1-
Conhecer muito bem quais
são as expectativas de aprendizagem de cada ano/série;
2-
Conhecer os saberes de sua
turma e de cada criança nos diferentes conteúdos.
AÇÕES para as necessidades
de aprendizagens detectadas no processo de AVALIAÇÕES:
Atender as necessidades de aprendizagens
dos alunos ( expectativas para cada ano);
a) Planejar
conteúdos que apresentam dificuldades ( atividades diversificadas);
b) Pesquisar,
aprofundar e compartilhar sobre conteúdos e Didáticas em que os professores
demanda mais necessidade ( estudos em HTPC/HPAC);
c) Ter
conhecimentos prévios dos recursos a serem utilizados nas aulas planejados
(vídeos, CDs, DVDs, materiais pedagógicos etc.);
d) Prever
atividades de recuperação contínua após diagnósticos bimestrais;
e) Identificar
e relacionar quantos e quais alunos não atingiram as expectativas de
aprendizagem no bimestre ( mapeamentos);
f) Direcionar
os momentos de leitura (empréstimos de
livros, malas para leitura)
g) Analisar
projetos que deram certo no ano anterior, verificando a possibilidade de
continuidade e implantação de novos projetos (relacionar os realizados e
sugestões para o projeto institucional);
h) Prever a
elaboração e ou adoção de instrumentos de acompanhamento da progressão da
aprendizagem dos alunos ( ex; portfólio, caderno de registro , fichas ...etc.
).
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