Questões
norteadoras para o professor refletir antes,
durante e depois de
cada proposição de atividade.
Atividades
|
O que o professor precisa fazer
|
O que o aluno precisa saber
|
O que o aluno precisa fazer
|
Variação da atividade
|
Adivinhas
Para alunos que não sabem ler convencionalmente
|
- planejar a atividade;
- sondagem para saber a realidade da sala
de aula;
- fazer agrupamentos produtivos;
- explicar como começa um adivinhas;
- fazer
levantamento dos adivinhas;
- saber adequar a atividade para alunos
silábicos alfabéticos;
- saber intervir de maneira correta.
|
- saber ouvir o professor;
- saber que tipo de atividade ele vai
desenvolver;
- conhecer os adivinhas;
-saber as respostas;
- saber objetivo da atividade.
|
- ouvir a leitura do professor;
- associar o falado ao escrito;
- localizar a resposta correta;
- justificar sua escolha
( mesmo acertando a resposta);
|
Para os alfabéticos
- pedir que escrevam o adivinha.
|
Parlendas
|
- fazer a escolha adequada da
parlenda ;
- fazer a memorização coletiva
( individualmente)
da parlenda;
- formar agrupamentos produtivos;
- intervir nas duplas;
- informar sobre a atividade e o papel de cada um na dupla;
- dar uma folha para cada dupla;
- oferecer o alfabeto móvel, para os alunos com dificuldade na
escrita.
|
- ter a parlenda de memória;
- saber as regras para trabalhar em
duplas.
|
- ouvir o que o professor solicita;
- refletir sobre o sistema de escrita;
- confrontar as hipóteses quando um dos integrantes da dupla, achar
que se escreve com uma letra e o outro achar que é com outra.
|
Para os alfabéticos
-solicitar que
escrevam a parlenda com o nº exato de letras, para assim refletirem
sobre o sistema de escrita
|
Cruzadinha
|
- informar os
alunos sobre a atividade a ser desenvolvida;
- saber explorar a cruzadinha com os alunos;
- explicar
sobre a banca.
|
-saber as
regras da cruzadinha (não pode deixar nenhum quadradinho em branco);
- associar a figura a palavra;
- o
conhecimento do valor sonoro das letras (um dos alunos da dupla);
- quais pistas para descobrir o nome a escrever.
|
- colocar em
jogo tudo o que sabem/aprenderam.
|
Para os alfabéticos
- ler a
pergunta para colocar as respostas;
Observação:
- A cruzadinha
é boa para os silábicos com ou sem valor;
- o desenho
serve acionar as estratégias;
|
Nenhum comentário :
Postar um comentário