EXCERTO DO TEXTO ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS DAS EXPECTATIVAS DE
APRENDIZAGEM
KATIA LOMBA BRAKLING
A Produção de Autoria
Na produção
de autoria, conforme dissemos acima, o texto é original tanto no que se
refere ao conteúdo temático, quanto no que tange ao texto, em si.
Nesta atividade o aluno precisa produzir, portanto,
o conteúdo temático e organizá-lo em um texto coerente e coeso.
A produção de autoria, como se pode depreender, é
uma atividade muito mais complexa do que a reescrita: por envolver a produção
de conteúdo temático, não existe uma textualização a priori, que deve ser reproduzida. Tudo deve ser discutido,
organizado e produzido:
a)
qual o contexto de produção;
b)
qual o tema que será tratado (o que depende do
gênero do texto que se produzirá);
c)
de que maneira será tratado esse tema – se com
humor, seriedade, sarcasmo, ironia, leveza, poeticidade, literariedade,
dramaticidade, suspense, por exemplo;
d)
qual será o tipo de narrador e a perspectiva da
qual o tema será tratado, caso seja um texto literário;
e)
que episódios, fatos, acontecimentos
constituirão o texto, de que modo serão articulados e em torno de qual eixo
serão organizados (de temporalidade – com ou sem estabelecimento necessário de
relações de causalidade -, de relevância, por exemplo);
f)
qual o registro linguístico a ser utilizado
(literário, acadêmico, formal-institucional, legal/jurídico, jornalístico,
pessoal, informal mas não íntimo, pessoal e íntimo, informal com gíria
específica, entre outros);
g)
qual o estilo do texto (se bastante descritivo
ou não, por exemplo);
h)
a textualização, em si, com todos os aspectos
que envolve, fundamentalmente a manutenção da coerência e o estabelecimento de
coesão, selecionando mecanismos de coesão adequados às relações que se desejar
estabelecer entre os trechos do texto.
A produção de conteúdo temático nessas atividades
pode acontecer das duas maneiras fundamentais, citadas acima.
Produção de Parte de um Texto (autoria parcial)
Nestas, o texto é oferecido ao aluno apenas
parcialmente; sem o final, por exemplo, ou sem o início. Nesse caso, o aluno
produz o final – ou o início - sem conhecer o original. Planeja-se, portanto,
tanto o conteúdo temático, que deve ser coerente com o do texto-base, quanto o
texto, em si, que também deve manter coerência e coesão com o trecho anterior
(ou posterior) do texto.
A Organização Didática do Trabalho de Produção de Textos
O processo de produção de textos envolve
capacidades, procedimentos e comportamentos fundamentais[1],
todos relacionados diretamente às operações de produção discutidas acima, as
quais devem ser consideradas na organização didática das atividades.
O quadro a seguir apresenta uma análise dessas
operações em cada uma das modalidades didáticas referidas acima.
[1] Estamos aqui utilizando os mesmos princípios distintivos de
comportamento, procedimento e capacidade de escrita que orientou a conceituação
proposta para o processo de leitura, tal como apresentado em BRÄKLING, Kátia Lomba et allii.
Língua
Portuguesa. Orientações para o professor. SAEB/Prova Brasil. 4ª série/5º
ano do Ensino Fundamental. Brasília: MEC/INEP - Instituto Nacional de
Estudos e Pesquisas Educacionais AnísioTeixeira; 2009.
Texto estudado na Formação do Ler e Escrever
Nenhum comentário :
Postar um comentário