1- Fazer a leitura compartilhada do texto, coletivamente.
2- Questões para que o texto fosse melhor
compreendido.Essas questões são para identificar os nós e possibilitar, através de
outras questões que as crianças avancem a compreensão.
As boas questões são as que levam:
→ estabelecer
ações entre fatos;
→ entender a ordem dos acontecimentos;
→ entender as relações de causalidade;
→ fazer inferência (conclusão) menos ou mais elaboradas;
→ perceber as características das personagens pelas
suas atitudes
3- Fazer uma lista. Palavras que indicam
progressão temporal no texto: quando, era uma vez, certa vez, tempos atrás, mas
quando, enquanto isso, de repente, agora, depois que, no dia seguinte, naquela
hora, mas quando, então...
A palavra “quando” indica
progressão no texto quando: agrega um novo fato, modifica uma situação e é
acompanhada geralmente de verbos no pretérito perfeito. Pode acontecer, mas é
mais raro, do verbo estar no pretérito imperfeito.
O “quando” não indica progressão no texto quando está descrevendo
uma situação, indicando habitualidade (fatos não pontuais, que se repetem) e o
verbo aparece no pretérito imperfeito.
4- Analisar o texto observando os todos os recursos lingüísticos
utilizados pelo autor para deixar o texto bem escrito.
01-uso do aposto que temporaliza a narrativa;
02- utilização de figuras de
linguagem ( hipérbole, prosopopéia, metáfora);
03- uso do diminutivo;
04-inversão da ordem canônica
das frases;
05-detalhamento das ações e
descrições;
06- utilização da 2ª pessoa
do singular, o tu, no discurso direto;
07- dupla adjetivação; deixa o texto
mais bonito
08- adjetivos propostos aos
adjetivos;
09- trechos explicativos ou
repetição de palavras para dar idéia de intensidade;
10- uso de elementos de substituição
variados;
11- intercalação de narração
nas falas.
5- Pensando em
possibilidades de planejamento para reescrita do conto considerando:
·
Levantamento dos
episódios.
·
Palavras usadas
para se referir à princesa.
·
Palavras usadas
para se referir ao sapo.
·
Palavras usadas
para se referir ao rei.
·
Marcadores
utilizados para marcar a progressão do texto.
É importante fazer todos
esses levantamentos, porém um tipo de levantamento em cada texto. Propor a
análise em dias diferentes. Destacar acontecimentos imprescindíveis, aqueles
que não podem ser deixados de lado, porque são necessários a compreensão do
texto.
Quando se faz a apreciação de textos, há de se levar
em conta que está é uma ação subjetiva, depende do olhar de quem vê, porém é
necessário que alguns recursos lingüísticos sejam apontados. Apreciar um texto
é um procedimento que se aprende na ação, com a modelização de um parceiro mais
experiente. Esse procedimento se aprende na escola.
Formação: Ler e Escrever
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