Parte 1:
a) Leiam o
trecho do texto: “A árvore que dava
dinheiro”- “Histórias de Pedro Malasartes” e levantem que possíveis
questões de precisam ser discutidas com os alunos para garantir a compreensão
deste trecho.
b) Levantem os
principais aspectos do texto até onde foi interrompido que precisam ser
garantidos na produção de um final para ele.
c) Socialização
Parte 2:
a) Planejem o
conteúdo temático, ou seja, possíveis finais que poderiam ser escritos para o
texto.
b) Façam uma
planificação da produção de um final escolhido em pelo seu grupo.
c) Reescrevam o
final para o texto.
d) Socialização
e discussão das produções.
Parte 3:
a) O que foi
considerado para planejar, planificar e reescrever o texto?
b) Que
critérios foram utilizados pelo grupo para revisar o que foi produzido?
c) Como
realizaram esta revisão?
Trecho do texto: A árvore que dava dinheiro
Histórias de Pedro Malasartes
Vendo-se
apertado com a falta de dinheiro e não querendo ter arenga com o dono da
pensão, Malasartes saiu bem cedo naquela manhã, para ganhar a vida. Arranjou
com o vendedor de mel de jataí um bocado de cera; trocou na mercearia de Seu
Joaquim a única nota de dinheiro que lhe sobrara, por algumas de moedas de
vintém e caiu na estrada. Caminhou por obra de uma légua ou mais, quando
avistou uma árvore na beira da estrada. Chegando ao pé da árvore, parou e
pôs-se a pregar os vinténs à folhagem com a cera que arranjara.
Não demorou
muito, deu de aparecer na estrada um boiadeiro que vinha tocando uns boizinhos
para vender na vila. E como já ia levantando um solão esparramado, a cera ia
derretendo e fazendo cair às moedas. Malasartes, fazendo festas, as apanhava. O
boiadeiro acercou-se, curioso, perguntou-lhe o que fazia, e Malasartes
explicou:
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
Conteudo trabalhado na Formação do Ler e Escrever
Nenhum comentário :
Postar um comentário